Sobre

rita.png

"Todos temos a mesma quantidade de tempo para usar, mas é cada um de nós que assume o compromisso de ir ao encontro do que deseja e do que faz a diferença na sua vida, i.e. do que é realmente importante!"

Sofia Pereira

Sente que os seus dias de trabalho são cada vez mais longos e não são suficientes para fazer face a todas as tarefas?

Sente que os seus projetos pessoais são substituídos por necessidades mais urgentes e dá por si a constatar que não tem tempo si?

Sente que a sua família fica para segundo plano, restrita aos fins de dia, sábados e domingos? Que tem pouco tempo disponível para os seus filhos?

Na nossa vida, desempenhamos vários papéis, que se distribuem pelas várias esferas de vida: pessoal, profissional e familiar. E todas são importantes! Não somos apenas profissionais e, no tempo que nos resta, somos pais/mães, esposas/maridos, companheiros/companheiras, … É preciso mudar o paradigma. Na vida real, não há Super Homens ou Super Mulheres.

A Gestão Consciente do Tempo permite:

- O afastamento do modo piloto automático;

- Conhecer e respeitar o nosso ritmo e os nossos limites individuais;

- Assumir o princípio de que “menos é mais”!

- Colocar o nosso foco no importante e no essencial, nas diferentes esferas de vida.

 

 

15_02.png

Acredito que o equilíbrio entre as esferas de vida pessoal, familiar e profissional é possível.

Acredito num conceito de Tempo respeitador do seu ritmo e dos seus limites.

 

Independentemente do seu contexto Individual, defendo que é possível contrariar a tendência de uma vida fast, descontrolada, em piloto automático, adotando algumas estratégias para o conseguir. Estratégias direcionadas ao cumprimento dos seus objetivos, respeitando as suas prioridades e os seus ritmos, que resultam na sua realização pessoal, familiar e profissional e consequente equilíbrio. 

 

 

A minha intervenção visa atuar sobre as três esferas de vida:

  • A nível pessoal - tempo de qualidade para si;

  • A nível familiar  - tempo de qualidade com a família;

  • A nível profissional - tempo de qualidade no trabalho.

 

   

A habilidade com que usamos o nosso tempo, conscientemente, é diretamente proporcional à sensação de eficácia na sua gestão.

Vai querer continuar a viver entre o passado e o futuro ou escolher viver o AGORA?

A vida acontece agora!

So_edited.jpg

SOFIA PEREIRA

Os meus pais contam muitas vezes que, quando era pequena, dizia que queria ser professora. Recordo um momento em específico, talvez com 4 anos de idade, em que, à lareira, em casa da minha tia avó, “alinhei” os meus primos e os coloquei a cantar todas as músicas que tinha aprendido no Jardim de Infância. Eles não tiveram hipótese de se escapar. 

 

Licenciei-me em Serviço Social e durante quase duas décadas trabalhei como assistente social, nas áreas da terceira idade e da saúde mental. Durante este percurso, fui convidada para colaborar com a Universidade de Aveiro, enquanto docente, num dos Cursos que começava a dar os seus primeiros passos na Escola Superior de Saúde. Aceitei, sem qualquer hesitação. Esta foi a minha a minha primeira experiência enquanto professora.

Durante grande parte deste período, era confrontada, diariamente, com níveis elevados de stress e ansiedade por parte de colegas e cuidadores, decorrentes da dificuldade sentida por estes em conjugar as exigências inerentes à sua profissão com o tempo disponível para a sua família e para si, impactando negativamente nos seus níveis de satisfação com a vida.

Foi com o nascimento do meu 1º filho, que experienciei, na primeira pessoa, a dificuldade da conjugação das esferas pessoal, familiar e laboral. Trabalhava a 60 km de casa, que representava 40 minutos de viagem, em dias bons. Deixava o meu filho 1 hora antes de ir trabalhar e ia buscá-lo uma hora após o trabalho. 3 anos após nascimento do primeiro filho, via-me a braços, com duas crianças pequenas, dois lindos rapazes, um marido, uma casa e pouco tempo para estar com eles e para cuidar de mim. A par disso, o pouco tempo em que estava com eles era muitas vezes sabotado pelos pensamentos (pelo que tinha ficado e o que iria fazer no dia seguinte, nas tarefas que teria de fazer em casa, no que tinha de preparar, … …).

Todas estas exigências começaram a refletir-se e a fragilizar a minha saúde física e emocional. Procurei conhecer várias estratégias, tendo encontrado na Disciplina Positiva, na Inteligência Emocional, no Mindfulness e na Programação Neurolinguística várias ferramentas que me têm vindo a permitir alcançar um equilíbrio entre as diversas esferas da minha vida.

Desde 2019, que estou totalmente afastada do Serviço Social. Foi uma decisão muito ponderada, que acredito, hoje, ter sido uma das grandes decisões mais acertadas da minha vida, a par de muitas outras.

Dedico-me à formação e consultoria. Afinal, sempre soube qual era a minha missão!

Fundei a Academy4you e a Academia pais Sem pressa e tenho desenvolvido e trabalhado o conceito de Gestão Consciente do Tempo.

Fui distinguida, em 2020, com o Selo Slow, pelo Slow Movement Portugal, na área do Slow Coaching.

Trabalho com homens e mulheres, que têm dificuldade ao nível da gestão do Seu tempo, que se sentem insatisfeitos com a vida, pela quantidade e qualidade desequilibrada de tempo que dedicam às suas diferentes esferas de vida (pessoal, familiar e profissional), traduzindo-se em tensão, ansiedade, irritabilidade, diminuição da motivação e criatividade.

 

A minha intervenção visa, através do modelo da Gestão Consciente do seu Tempo, permitir-lhes que adotem as estratégias que mais sentido fazem para si, respeitando os vários papéis que desempenham nas diversas esferas de vida, os seus ritmos e limites individuais. A finalidade deste processo é a aproximação ao equilíbrio entre as três esferas (pessoal, familiar e profissional) e, consequentemente, o aumento dos seus níveis de satisfação com a vida.

Agora o meu dia é passado entre o meu gabinete e várias salas de formação, momentos em família e amigos e momentos só meus.

Sou a Sofia e acredito que “A vida acontece AGORA!”.

Para esclarecimentos adicionais,

envie uma mensagem!

Cadernos Bonitos

Todas as viagens começam com um primeiro passo!