GESTÃO DE TEMPO COM VISTA AO EQUILÍBRIO: A VERDADEIRA PRODUTIVIDADE



Charles Buxton afirma: Nunca encontrará tempo para nada. Se precisar de tempo, terá de criá-lo". Nós reforçamos: a gestão de tempo, não é uma opção. É um requisito na busca do equilíbrio, conduzindo não só a uma maior produtividade no âmbito profissional, como também, e simultaneamente, à flexibilidade necessária para usufruir plenamente da sua vida pessoal e familiar.

Conheça o conceito de "verdadeira produtividade"!




I. A verdadeira produtividade





A verdadeira produtividade está relacionada com o equilíbrio e equilíbrio significa orientar a sua vida de forma a respeitar o que é importante e essencial para si, nas suas diversas esferas de vida: pessoal, familiar e profissional, e em todas as suas dimensões!


A forma como gere o seu tempo pode ter consequências negativas na sua esfera de vida profissional e pessoal. Ora vejamos:



1. Na vida profissional:


Da má gestão de tempo decorrem consequências negativas com forte impacto ao nível do desempenho profissional, tais como:

  • Incumprimento de prazos;

  • Projetos inacabados;

  • Diminuição da produtividade;

  • Incapacidade para definir prioridades;

  • Aumento das horas extraordinárias;

  • Conflitos com elementos da equipa de trabalho;

  • Reuniões improdutivas;

  • Insatisfação ou perda de clientes;


2. Na vida pessoal:

Ninguém tem uma vivência exclusivamente profissional, por conseguinte, uma má gestão de tempo, terá consequências previsíveis, ao nível pessoal, tais como:

  • Total falta de disponibilidade ou disponibilidade limitada, para atender a compromissos pessoais, com amigos e familiares;


  • Aumento dos níveis de stress e irritabilidade;


  • Problemas de saúde, nomeadamente, alteração dos padrões normais de sono e distúrbios alimentares, entre outros;


  • Impossibilidade de dedicar tempo a tarefas que lhe proporcionem prazer (sair com os amigos, praticar desporto, etc.);

  • Procrastinação e consequente sensação de culpa.





II. Assuma a responsabilidade pela gestão do seu tempo!




O desafio passa por organizar a sua vida em torno das atividades mais importantes e significativas para si, aquelas cuja execução lhe proporciona prazer e que implicam resultados a curto, médio e longo prazo como, por exemplo, estabelecer parcerias, dedicar tempo à sua equipa de trabalho, brincar com os filhos, correr, atendimento de clientes importantes, etc.


As tarefas de caráter urgente, por norma, imprevisíveis e geralmente propícias ao aumento dos níveis de stress e irritabilidade, assim como as atividades redundantes, que lhe trazem 0% de resultados, alimentando a sensação de insatisfação, podem eventualmente acontecer, porém, a existência de um planeamento eficaz, garantir-lhe-á o controlo da situação.


Para que tal aconteça, precisa de assumir uma postura mais assertiva e proativa. Proatividade significa que é o único responsável pela sua vida, que tem iniciativa e age em função dos seus interesses e prioridades. Assertividade refere-se ao ato de comunicar, aberta e honestamente, os resultados que ambiciona e o rumo que definiu para a sua obtenção.



Depende de si, transformar a sua vida, reduzir as tarefas urgentes, dizer não e fugir do círculo das circunstâncias!



III. Qual é o caminho a percorrer?


De forma resumida, disciplina, planeamento e foco são fundamentais para uma transformação bem sucedida:


  • Manter o foco nas atividades que definiu como mais importantes, para si;

  • Diminuir as tarefas urgentes: o que planear hoje, evita a urgência de amanhã. Quando surgir uma urgência, analise-a, aprenda com ela e tome as providências necessárias para evitar a sua repetida ocorrência. Delegue tarefas e distribua responsabilidades, de forma a agilizar o processo e reduzir a ansiedade decorrente da iminência;

  • Diminuir a esfera das circunstâncias diárias: sugerimos que faça a seguinte reflexão – pense nas atividades circunstanciais dos últimos dias. Quais poderiam ter sido eliminadas? Quantas poderiam ter desaparecido, com um simples “não”? Quantas não se relacionavam, de todo, com os seus objetivos? Posicione-se quanto às suas prioridades e foque-se nos seus objetivos!



Gestão de tempo implica mudança comportamental!!

É extremamente gratificante, concluir o dia com a sensação de que valeu a pena, algo que apenas se proporciona quando as atividades realizadas se coadunam com as nossas metas, com a nossa identidade e com os elementos que nos trazem equilíbrio.







Subscreva a nossa newsletter e receba, mensalmente, os nossos artigos.


Praticamos o Slow Marketing, uma abordagem consciente, honesta e transparente.

Ao nosso ritmo e que pretende respeitar o seu ritmo.













Sofia Pereira

Empreendedora e especialista em gestão de tempo, produtividade consciente e work-life-balance

Fundadora da Academy4you – Coaching | Training | Consulting e da Academia pais Sem pressa; Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico; Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal; Consultora work-life balance; Certificação em Inteligência Emocional e Social; Professora certificada de Mindfulness e meditação; Formadora certificada; Experiência em Coordenação de equipas; Experiência como Docente no Ensino Superior; É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo