Gestão Consciente do Tempo - coloque o foco no Aqui e Agora!


A Gestão Consciente do Tempo não é mais um modo de gerir o Tempo. É o modo diferente de gerir o seu Tempo. É seguir uma nova filosofia de gestão de Tempo, assente na consciência do aqui e agora, no respeito do seu ritmo e limites individuais e valorização no que é realmente importante.



1. O que é a Gestão Consciente do Tempo



Sente que os seus dias de trabalho são cada vez mais longos e não são suficientes para fazer face a todas as tarefas? Sente que os seus projetos pessoais são substituídos por necessidades mais urgentes e dá por si a constatar que não tem tempo si? Sente que a sua família fica para segundo plano, restrita aos fins de dia, sábados e domingos? Que tem pouco tempo disponível para os seus filhos?


Na nossa vida, desempenhamos vários papéis, que se distribuem pelas várias esferas de vida: pessoal, profissional e familiar. E todas são importantes! Não somos apenas profissionais e, no tempo que nos resta, somos pais/mães, esposas/maridos, companheiros/companheiras, … É preciso mudar o paradigma. Na vida real, não há Super Homens ou Super Mulheres.


A Gestão Consciente do Tempo convida:

- a que se afaste do modo piloto automático em que tem vivido;

- a que conheça e respeite o seu ritmo e limites individuais;

- a que assuma o princípio de que “menos é mais”;

- a que coloque o foco no importante e no essencial, nas diferentes esferas da sua vida.



2. Porque necessitamos de gerir o nosso Tempo de forma consciente?





O volume de informações com que lidamos diariamente coloca frequentemente em causa a nossa capacidade de pensar com clareza e tomar decisões sábias sobre o que é realmente importante.


Ao reagirmos a esses estímulos de forma irrefletida, não conseguimos alcançar os objetivos mais importantes da nossa vida profissional e pessoal.


A alternativa à sobrecarga de informações e de tarefas é claramente o “caminho do meio”! Isto é, aquele que defende ir mais rápido quando é necessário acelerar e ir mais devagar quando é necessário abrandar.


Na Gestão Consciente do Tempo somos nós que escolhemos conscientemente a nossa velocidade. Escolhemos a quantidade e a qualidade de informação que consumimos, afastando-nos do modo piloto automático e colocando o foco no importante e no essencial.



3. O respeito pelos nossos ritmos e limites





Um dia possui um número finito de segundos, minutos e horas. Um dia tem 86 400 segundos, i.e. 1440 minutos, i.e. 24 horas. Há um limite para o que podemos consumir e produzir!


Fazer mais coisas num só dia significa que, muito provavelmente, realizamos muitas coisas que são pouco importantes, tendo estas tarefas um impacto emocional em nós, que se pode traduzir em ansiedade, stress, frustração… …


Todos temos a mesma quantidade de Tempo para usar, mas é cada um de nós que assume o compromisso de ir ao encontro do que deseja e do que faz a diferença na sua vida, i.e. ir ao encontro do que é realmente importante para nós!


Os pilares da Gestão Consciente do Tempo são o respeito pelos ritmos e limites individuais, sendo que o trabalho prévio ao respeito é o (auto) conhecimento desses ritmos e limites.


Qual as consequências de vivermos sem limites e a um ritmo imposto por terceiros?


Repercussões a nível emocional: stress, ansiedade, frustração, desmotivação, …

Viver sem limites enfraquece-nos! Conduz-nos à exaustão, fadiga, deixando-nos sem energia para nos dedicarmos ao que é realmente importante.

Ao fixarmos limites estamos a limitar o nosso foco e, quando assim é, a nossa atenção flui para onde está o foco.
















Por vezes, apenas necessitamos de abrandar.

Permanecer calmos e deixar a vida acontecer.

Respirar fundo e colocar o foco nos aspetos simples e importantes: estamos vivos, respiramos, somos suficientes tal como somos.

Vamos desacelerar. Apenas desacelerar!










Sofia Pereira

Fundadora da Academy4you e da Academia pais Sem pressa e autora do conceito de "Gestão Consciente do Tempo".

Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal.

Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico. Educadora parental em Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association – EUA. Certificação em Inteligência Emocional e Social. Professora de Mindfulness e meditação. Formadora certificada. Experiência em Coordenação de equipas. Experiência como Docente no Ensino Superior. É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.




Vai querer continuar a viver entre o passado

e o futuro ou escolhe viver o agora?

Para si que não gosta de viajar sozinho e quer ser conduzido nesta viagem da Gestão Consciente do Tempo.

Saiba mais aqui!



Posts recentes

Ver tudo