• Sofia Pereira

Como sobreviver ao teletrabalho durante a Pandemia


É enorme o impacto que as restrições impostas pela pandemia do COVID-19 estão a causar na nossa vida. O teletrabalho é hoje uma realidade para muitas pessoas.


É uma experiência única que nos coloca perante uma nova relação com o tempo e, consequentemente, a sua gestão, na medida em que estamos a desenvolver a nossa vida profissional e pessoal em casa, com um contexto externo incerto que constitui um fator stressante.


O alerta é para não cair num extremo. Trabalhar a partir de casa não deve significar estar sempre disponível para o trabalho. É necessário criar e cumprir uma rotina saudável que, ao mesmo tempo, permita o equilíbrio a vida pessoal, familiar e laboral.


Se está a trabalhar a partir de casa, propomos que reflita sobre os seus hábitos e sobre a sua gestão do tempo no contexto atual.


Para um saudável uso do tempo

O uso do tempo durante a Pandemia do COVID-19 tornou-se um importante fenómeno de pesquisa e têm sido feitas vários estudos e pesquisas em todo o mundo. Muitos têm como objetivo conhecer o impacto da pandemia nas diversas esferas da nossa vida, mas também como este contexto está a afetar o nosso bem-estar.


Para além do impacto que as medidas impostas para travar o COVID-19 têm tido em nós, enquanto pessoas, bem como na nossa família, estas têm vindo, ainda, a ser um teste à nossa capacidade de trabalhar em casa.


Barcelona Time Use Initiative for a Healthy Society é uma iniciativa que tem como missão colocar o fator tempo no centro das políticas de crescimento e bem-estar dos cidadãos, conetando e transformando as iniciativas já existentes da escala local para a global.


No contexto atual, esta iniciativa quer contribuir para a reflexão global sobre como enfrentar a pandemia, na perspetiva do tempo. Lançou uma campanha que pretende oferecer recomendações sobre como melhorar os hábitos e a gestão do tempo durante a quarentena, baseadas em três conceitos: o ritmo circadiano, organização individual do tempo e usufruir de tempo de qualidade.


12 Recomendações para sobreviver ao teletrabalho durante a Pandemia

I. Descubra o seu ritmo circadiano. Respeite o seu relógio interno, melhore a sua saúde.



1. O corpo possui um relógio interno que deve ser respeitado e que, sincronizado com a hora solar, tem impactos positivos no seu dia. Mantenha uma programação regular.


2. Aumente o tempo para descansar. Antes de dormir evite dispositivos digitais e com muita luminosidade.


3. Exponha-se ao máximo de luz natural possível de manhã. Abra as janelas e respire ar fresco diariamente.


4. Para promover um estilo de vida mais saudável, faça exercícios regularmente e de preferência à mesma hora do dia.


5. Cumpra com os horários para as refeições.


II. Organize seu tempo. Experimente uma nova cultura do tempo.




6. Procure uma nova cultura de tempo. Implemente estratégias que lhe permitam estar menos tempo a trabalhar, com mais flexibilidade e eficiência.


7. Faça uma análise dos ladrões de tempo internos e externos. Faça um planeamento adequado do seu dia e verifique se as reuniões são concretas e produtivas. Evite cair numa nova versão do trabalho que tinha antes da quarentena.


8. Faça uma distribuição mais racional do tempo da vida diária. Aloque tempo suficiente para cuidar de si e dos outros.


9. Aumente a produtividade do horário de trabalho – geralmente menos é mais. Identifique o período do dia em que é mais produtivo e usufrua das suas vantagens. Em norma, é de manhã quando temos maior prestação cognitiva.


III. Partilhe tempo de qualidade


10. Avalie e otimize o uso de ferramentas digitais e defina períodos offline, especialmente durante a noite.


11. Agora, que passa a maior parte do tempo em casa e a partilha com outros membros, pratique a empatia. Coloque-se no lugar dos outros, partilhe as tarefas domésticas e cuide de quem está ao seu lado nesta mesma situação.


12. Crie momentos de conexão com os restantes elementos da casa.



As restrições impostas pela pandemia do COVID-19 continuam a ter impacto na nossa gestão de tempo. As nossas esferas de vida (pessoal, familiar e profissional) desenrolam-se todas no mesmo espaço físico (casa).

Hoje, não temos mais tempo!

O que podemos fazer é decidir o que queremos fazer com o tempo e a forma que estamos a viver agora.

Como queremos viver agora?


Sobre a autora:



Sofia Pereira

Empreendedora e especialista em gestão de tempo, produtividade e work-life-balance

Fundadora da Academy4you – Coaching | Training | Consulting e da Academia pais Sem pressa; Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico; Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal; Consultora work-life balance; Certificação em Inteligência Emocional e Social; Professora certificada de Mindfulness e meditação; Formadora certificada; Experiência em Coordenação de equipas; Experiência como Docente no Ensino Superior; É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.



Workshop Desafios de Gestão de Tempo em contexto de teletrabalho | 10 de Dezembro.2020 | 21:00h-22:30h | Edição Online




  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto