top of page

AS GRANDES PEDRAS: O QUE É IMPORTANTE PARA SI? E URGENTE?





Certamente que já ouviu a história do professor que leva para a sua sala dois frascos vazios e pedras de vários tamanhos. O professor agarra num dos frascos e começa por colocar, no fundo, as pedras de menor dimensão e, de seguida, faz a tentativa de colocar as pedras maiores. Já sabe o que aconteceu, certo? As pedras maiores não tinham lugar dentro do frasco.

Então, dirige a atenção dos seus alunos para o segundo frasco. Em primeiro lugar coloca as pedras maiores. De seguida, as pedras de menor dimensão e, por fim, ainda consegue colocar a areia que vai preencher todos os pequenos espaços livres.


Eu sei o que deve estar a pensar: «frascos, pedras e gestão consciente do tempo?»

Pois bem, imagine que o frasco é o seu tempo disponível. As pedras grandes são as coisas mais importantes para si, aquelas para as quais quer sempre ter tempo e nunca deixar de fora; as pedras mais pequenas são tudo aquilo que tem um grau de importância menor para si; e a areia, bom, diria que é tudo o que é circunstancial, mas que também faz parte da nossa vida. Se dermos prioridade ao que é importante haverá sempre espaço para tudo o resto e isso reflete‑se no nosso tão desejado grau de satisfação com a vida. Sim, dentro de cada esfera da sua vida, existem pedras grandes, pedras pequenas e areia.

O que gostaria de fazer agora é precisamente conduzir a sua reflexão para saber quais são as suas pedras grandes, pequenas e areia.


Mas, antes de avançar, gostaria que tivesse presente: quando faz uma gestão consciente do seu tempo coloca sempre em primeiro lugar as grandes pedras, pois dá prioridade ao que é importante para si. Tudo o resto encontrará o seu lugar.



Segundo Stephen Covey, no seu clássico livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, existem quatro quadrantes relacionados com o tempo.




Voltando ao nosso frasco, e ao contrário do que provavelmente está neste momento a pensar, para o autor as grandes pedras correspondem a tudo o que se encaixa no quadrante 2, e não no 1. Assim: importante, mas não urgente. Estamos a falar de todas as coisas que são fundamentais na sua vida, daquilo que nutre os seus objetivos e vai ao encontro do seu propósito.


Sabe o que acontecerá se adiar o importante?

Acontecerá que o que em tempos foi importante para si tornar‑se‑á urgente, o que fará com que adicione mais urgências às já existentes. A sua vida será semelhante à de um bombeiro que, no meio de um grande incêndio, está constantemente a apagar pequenos focos de fogo, que mais tarde se voltam a acender.


Quando colocamos o primeiro quadrante no centro da nossa vida, tudo o que é importante e urgente, somos engolidos por ele e, resgatando a história das grandes pedras, há pedras que já não têm lugar no frasco, porque ele já está cheio de várias pedras mais pequenas, as urgentes.


É no segundo quadrante, o importante, mas não urgente, que se encontram as coisas importantes e fundamentais para a nossa vida, designadamente:

• os nossos relacionamentos pessoais positivos (família, amigos);

• a nossa saúde: alimentação, exercício físico, sono;

• as atividades que nos dão prazer e nos conduzem a um estado de flow.



Agora o desafio:


Pare por um momento. Coloque o seu foco no segundo quadrante e reflita sobre todas as coisas que, para si, são importantes e não urgentes.



Tenha sempre presente:

Se priorizarmos as nossas coisas mais importantes, haverá tempo não só para elas como também para o resto (as pedras pequenas e a areia). Dedique, por isso, tempo e atenção às verdadeiras coisas importantes da sua vida, antes que seja demasiado tarde.



















Sofia Pereira


Fundadora da Academy4you e da Academia pais Sem pressa e autora do conceito de "Gestão Consciente do Tempo".

Autora dos livros: «Como ter tempo para tudo», pela Manuscrito e «Slow: 50 Exercícios para desacelerar».

Presidente do Slow Movement Portugal.

Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal.

Pós graduada em Liderança Positiva e Felicidade 5.0, Happiness Manager certificada pela Happiness Business School.Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico. Educadora parental em Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association – EUA. Certificação em Inteligência Emocional e Social. Professora de Mindfulness e meditação. Formadora certificada. Experiência em Coordenação de equipas. Experiência como Docente no Ensino Superior. É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page