• Sofia Pereira

6 ESTRATÉGIAS PARA O EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PESSOAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL

Atualizado: Ago 24

Numa sociedade dominada por um ritmo profissional frenético, será possível conseguir um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional?



Certamente já vivenciou uma situação idêntica à que passamos a descrever: no seu trabalho, acabou de iniciar uma nova uma tarefa. Entretanto, na sua caixa de correio eletrónico, entra um e-mail que precisa de ser respondido. O telefone toca. Alguém o(a) chama para uma reunião. As notícias do dia estão interessantíssimas. Recebe, constantemente, notificações das suas redes sociais às quais não consegue resistir. Lembra-se das tarefas que precisa de realizar ainda hoje… Por fim executa a tarefa, mas demorando muito mais tempo do que o inicialmente previsto e sentindo-se muito mas desgastado.

Diante tantas tarefas pendentes, e perante aquelas, que surgem diariamente, e que carecem da sua urgente intervenção, surge o desespero: como cumprir todos os prazos? A par de todas estas preocupações vai antecipando todas as atividades que gostaria de realizar quando sair do trabalho.


Revê-se nesta descrição?

Vivemos num mundo de ritmo cada vez mais acelerado.

No trabalho, a pressão por resultados é cada vez maior. As pessoas desdobram-se nas suas funções e o volume de informação é tão grande que chega a assustar. Os dias de trabalho são cada vez mais longos e não são suficientes para dar conta de todas as tarefas.

Na vida pessoal, a saúde é, quase sempre, posta de lado. Há muito pouco tempo livre para o desporto e para se dedicar a tarefas que trazem algum prazer e realização pessoal. O fast-food, grande parte das vezes, substitui as refeições saudáveis. Os projetos pessoais são substituídos por necessidades mais urgentes. A família acaba, por vezes, por ficar em segundo plano, restrita aos fins de dia, sábados e domingos.

Este cenário pode parecer extremo, mas, atualmente, é a realidade de muitas pessoas.


Vivemos numa cultura de pressa, com a perceção non-stop do mundo, em que as esferas da vida pública e privada se confundem, que traz o trabalho para dentro de casa e em que os limites entre a vida pessoal e a vida laboral são muitas vezes difíceis de definir.

Na relação do homem com o tempo, ainda prevalece a cultura do fazer sempre mais, de quantidade em detrimento de qualidade, que faz transparecer a noção de incapacidade de fazer um bom uso do tempo.







Existem alternativas a esta realidade? Quais?


Será que não existe uma alternativa para esta realidade? Será que é possível ter uma vida mais equilibrada, que inclua tempo para si e para a sua família?

É preciso mudar o paradigma. Ninguém é apenas profissional. Ninguém vive exclusivamente para o trabalho. Gerir bem o seu tempo permitirá ter mais horas de partilha com familiares e amigos, horas dedicadas a praticar desporto, a ler um livro, …, a uma série de atividades para além das laborais.

De acordo com os dados do Randstad Employer Brand Research 2018, perante uma decisão de emprego, os portugueses já não consideram a estabilidade de carreira como o fator principal, destacando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, na tomada de decisão para o seu trajeto profissional.

A verdadeira produtividade está relacionada com o equilíbrio e equilíbrio significa orientar a sua vida de forma a respeitar as suas prioridades pessoais, familiares e profissionais, em todas as suas dimensões!








Os 6 passos para atingir o equilíbrio

Partilhamos algumas sugestões práticas que o podem ajudar na conquista do equilíbrio entre a sua vida pessoal, familiar e a vida profissional:

1. Foque-se na sua intenção: o primeiro passo é direcionar a sua atenção para o seu propósito. Defina para si como quer que seja o seu dia a dia.


2. Faça uma boa gestão do seu tempo: defina as suas prioridades e concentre-se nelas. Procure manter o foco.


3. Reserve tempo para si: cuidar de si é fundamental para uma saúde mental fortalecida. Respeite o seu ritmo e os seus limites.


4. Reserve tempo para a família e privilegie tempo de qualidade e atenção plena.


5. Exercício: a prática de exercício ajuda-o a manter o corpo e a mente ativos, melhora a criatividade e a desempenhar as tarefas com maior rapidez.


6. Mantenha o foco no seu objetivo.

Uma maratona começa com um pequeno passo, que tal dar o seu primeiro passo rumo ao equilíbrio?














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