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5 Boas práticas para promover a Produtividade Consciente



Abrace a Produtividade Slow


A Produtividade Slow ou Consciente é um movimento que surgiu como uma resposta à cultura da produtividade acelerada e constante que se tornou prática comum em muitos ambientes de trabalho.


Não se trata de executar tarefas a passo de tartaruga ou de caracol. Trata-se de ser produtivo respeitando o seu ritmo e os seus limites.


Contrariando a tendência de produzir mais em menos tempo, a Produtividade Slow propõe uma abordagem mais equilibrada e consciente do tempo e das atividades realizadas.


Em vez de se esforçar para fazer o máximo possível num curto período de tempo, a Produtividade Slow enfatiza a importância de trabalhar com foco e intenção, de forma a realizar tarefas com qualidade e atenção plena. Tem como foco encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, evitando a sobrecarga de trabalho e a exaustão.


Na base desta abordagem está o conceito de que a pressão e a sobrecarga prejudicam a nossa qualidade do trabalho, saúde física e mental, conduzindo a uma maior probabilidade de erro, stress e exaustão.


Ao adotar uma abordagem mais consciente e equilibrada, a Produtividade Slow pode levar a um maior bem-estar e satisfação no trabalho, bem como a uma maior criatividade e inovação.





5 Boas práticas para promover a Produtividade Slow:


Foto de John Diez : https://www.pexels.com/pt-br/foto/sozinho-solitario-anonimo-em-branco-7578209/



Tome nota:


1. Priorize as tarefas:

Muitas tarefas para fazer em pouco tempo? Pare e analise. Identifique o que é realmente importante e concentre-se nessas tarefas primeiro. Esta prática vai ajudar a evitar a sobrecarga de trabalho e garantir que as tarefas mais importantes sejam realizadas com qualidade.


2. Uma tarefa de cada vez:

O multitasking não é um superpoder é uma ilusão poderosa. Aumenta a probabilidade de erro e retrabalho. Em vez de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, foque-se numa tarefa de cada vez, com atenção plena.


3. Evite distrações:

Esteja atento e identifique o que pode distrair a sua atenção. Falo, por exemplo, de notificações de redes sociais, e-mails ou mensagens de texto. Depois de identificadas, tente minimizá-las para manter o foco nas tarefas. Mas, quais tarefas? Isso, as importantes!


4. Definir pausas regulares:

As pausas de recuperação são momentos de descanso e recuperação planeadas intencionalmente, que permitem que o corpo e a mente recuperem.

As pausas de recuperação podem incluir pequenas pausas regulares durante o dia para descanso e relaxamento, bem como períodos mais longos de férias ou tempo livre fora do trabalho para recuperação total. Essas pausas ajudam a evitar a exaustão, a fadiga mental e o esgotamento profissional, além de melhorar a qualidade de vida e a satisfação no trabalho.


5. Estabelecer limites:

Estabeleça limites claros em relação ao tempo de trabalho e descanso. Este é um pressuposto essencial para a Produtividade Slow.




Esqueça a abordagem de produzir mais em menos tempo.

Abrace a Produtividade Slow!





 

Tenha tempo para tudo o que é importante.


Dê o primeiro passo rumo a uma vida mais consciente.

Participe no Desafio on-line «Gestão Consciente do Tempo».

Ao seu ritmo.



 






















Sofia Pereira


Fundadora da Academy4you e da Academia pais Sem pressa e autora do conceito de "Gestão Consciente do Tempo".


Autora dos livros: «Como ter tempo para tudo», pela Manuscrito e «Slow: 50 Exercícios para desacelerar».


Presidente do Slow Movement Portugal.


Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal.


Pós graduada em Liderança Positiva e Felicidade 5.0, Happiness Manager certificada pela Happiness Business School.Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico. Educadora parental em Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association – EUA. Certificação em Inteligência Emocional e Social. Professora de Mindfulness e meditação. Formadora certificada. Experiência em Coordenação de equipas. Experiência como Docente no Ensino Superior. É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.



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