10 diferenças entre pessoas produtivas e ocupadas que vale a pena conhecer


Sente que está sempre ocupado, mas que, no final do dia, a sua produtividade foi baixa? Conhece alguém que se diz ocupado, e que não consegue encontrar um espaço na agenda para dedicar ao planeamento?


Existem diferenças claras entre estar ocupado e ser produtivo. Vou explicar-lhe tudo já de seguida!


I. O nosso mundo

Neste nosso mundo vivemos uma vida rápida. Corremos para não ficar atrás dos outros. Trabalhamos mais para nos destacarmos dos outros. Estamos ligados a várias coisas ao mesmo tempo, o que se traduz no aumento do nosso stress e ansiedade. Competimos para estarmos ocupados, para sermos mais importantes.


O presente está cada vez mais acelerado e tentamos acompanhar esse ritmo até a exaustão.


Será que tem de ser assim?


Se mudarmos o decurso dos nossos dias – focando-nos no essencial – seremos verdadeiras pessoas produtivas e não meramente pessoas ocupadas.


II. As diferenças


São várias as diferenças entre as características das pessoas produtivas e ocupadas. Ora vejamos:


Concordo que a vida é uma correria. No entanto, acredito que há sempre tempo para experienciar coisas novas quando alteramos o nosso foco. Isto exige esforço, tempo e energia da nossa parte.

Feche os olhos e imagine: o prazer que poderá sentir quando chega ao final do dia com o sentimento de “missão cumprida”, permitindo-lhe descansar e dedicar-se aos outros papéis que desempenha.


A Gestão Consciente do Tempo permite:

- O afastamento do modo piloto automático;

- Conhecer e respeitar o nosso ritmo e os nossos limites individuais;

- Assumir o princípio de que “menos é mais”;

- Colocar o nosso foco no importante e no essencial, nas diferentes esferas de vida;

- Agir em vez de reagir!


Todos temos a mesma quantidade de tempo para usar, mas é cada um de nós que assume o compromisso de ir ao encontro do que deseja e do que faz a diferença na sua vida, isto é do que é realmente importante!



Todas as viagens começam com um primeiro passo!



Para si que não gosta de viajar sozinho e quer ser conduzido nesta viagem da Gestão Consciente do Tempo.


Saiba mais aqui!









Sofia Pereira

Fundadora da Academy4you e da Academia pais Sem pressa e autora do conceito de "Gestão Consciente do Tempo".

Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal.

Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico. Educadora parental em Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association – EUA. Certificação em Inteligência Emocional e Social. Professora de Mindfulness e meditação. Formadora certificada. Experiência em Coordenação de equipas. Experiência como Docente no Ensino Superior. É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo